sábado, 22 de outubro de 2022

05 - Lais Stone - Sinopse


 

Uma das características dos trabalhos feitos em editoras independentes é a baixa tiragem de cópias, e Lais Stone não é uma exceção dentro deste perfil. Foram confeccionados apenas 100 exemplares contratuais, e não sendo uma tarefa fácil encontrar hoje exemplares disponíveis no mercado.

Agora não me lembro a quantia certa, mas se não me engano das 100 copias impressas fiquei com 94 exemplares, 1 foi destinado para o acervo da Biblioteca Nacional e outros 5 ficaram com a editora para estoque. Os que ficaram comigo vendi entre amigos em um prazo de 2 meses aproximadamente, não foquei em valores, abrindo mão do retorno do valor investido. Optei pela divulgação, passando cada exemplar por valores que variaram entre 20 a 10 reais.

Meu desejo era prosseguir com outros lançamentos de imediato, mas não dispunha dos valores, já que não foquei em retorno naquele momento, e também de certo modo não me sentia seguro em questão da consistência do material que tinha até o momento, precisava ao meu ver de muitos ajustes ainda, justamente por obedecer uma ordem cronológica, pois a trama segue uma ordem cronológica e precisa estar perfeita, sem atropelamentos de datas.

Quase um ano havia se passado desde o lançamento, e 2009 foi um ano de desafios, mas fugi de todos.... Aconteceu também de ter o pen drive contendo o arquivo de todas as estórias escritas até então subtraído. Estava finalizando “Guerra”, a quarta estória e não havia outra cópia de segurança. Ali fiquei sem saber o que fazer, pois meu conhecimento em informática era pouca coisa a mais que zero na época, então conversando com um amigo me falou sobre um programa recuperador de arquivos deletados, e passando o programa no meu computador, consegui recuperar as estórias, mas as poesias se perderam todas. Sim! Elas também estavam no pen drive. Não muito tempo após este episódio, a T+8 deixa de existir, e eles eram uma boa parte do chão firme que eu caminhava, então meio sem saber uma forma para continuar, decido apenas gerar o conteúdo das estórias, e esperar por um outro momento para voltar com as publicações... Mas nem imaginava quando seria este momento.

A estória Lais Stone em si a vejo como algo complexo em sua narrativa e consequentemente em sua compreensão. Na época estava eufórico por lançar o livro, mas com o livro pronto, a estória não era mais algo fechado a mim, estava aberto a outras pessoas e inevitavelmente viriam críticas e opiniões, e estes questionamentos me fizeram ver outras coisas que a mim eram invisíveis. Um exemplo, eu conheço a estória toda, em todas as suas partes, mas o leitor vai montar um quebra cabeça livro a livro até ter toda a trama em mãos, e Lais Stone se dá após uma sequência eventos drásticos na vida de William Paes em sua caminhada no F.B.I, e traz alguns assuntos que o leitor nem imagina de onde surgiu, como por exemplo o propósito das mil bolinhas, e apesar de procurar fazer cada estória começar e finalizar em cada livro, por se tratar da mesma estória e feita em ordem cronológica sempre haverá resquícios de um livro em algum outro.

A alma da estória Lais Stone fala de um momento delicado, onde William procura se recuperar de uma decepção amorosa, e busca se acertar dentro do F.B., mas devido a eventos acontecidos na primeira parte da trama, é feito um esquema para lhe tirar a vida, que apenas não teve êxito devido a acordos mal costurados entre Lais Stone, a vilã heroína, Otto Stelsen, diretor do F.B.I e Samuel Wolthers, um político que o povo ama, mas que vive de sujeiras sem que saibam.

A partir de Lais Stone, William se dá conta de como as coisas realmente funcionam nos bastidores, e compreende que sua maior luta é pela própria sobrevivência, estando disposto a dar tudo o que tem pela manutenção de sua honra, e mais duas ou três estórias adiante, adiciona- se ao ingrediente o orgulho.

Lais Stone tem dentro do livro um anexo chamado “Envelope Lacrado”, onde é feito um relato de William Paes sobre um trabalho feito por ele secretamente ao F.B.I.  A ideia original era o livro não ter este anexo, mas serviu para o deixar com um pouco mais de páginas.

 

A novidade:

Lais Stone está sendo reescrito com o nome “ Verdades e Mentiras Guardadas Entre os Segredos”.

Esta bem mais rico em detalhes, descomplicado ao entendimento, e com a ideia de ser feito em dois volumes, trazendo à discussão, a história de Lais Stone.

Envelope lacrado não vai mais fazer parte da trama, mas vai continuar existindo, e uma das possibilidades é que em algum momento ele chegue a casa de quem adquirir “Verdades e Mentiras” pelo correio com o escrito "Confidencial" impresso. Também penso em fazer uma serie limitada e envelope lacrado de forma física fazer parte apenas desta série limitada....

...Quem sabe...

As ideias são muitas!

Obrigado por acompanhar mais este relato

 

Um abraço e o carinho

 

Will Aflagal

Nos encontramos na próxima postagem     

 

 

Nenhum comentário: