quarta-feira, 19 de outubro de 2022

03 - Publicação Independente

 
Capa sugerida para Lais Stone pela editora T+8

                                      
 

A pergunta é:

Realmente compensa investir de forma independente na produção de um livro?

Se formos questionar um a um que seguiram por este caminho, devido a expectativa gerada, alguns responderão que sim, outros, que não. Mas em tudo, a diferença é fazermos as coisas com os pés no chão, pois não estamos diante a receita do enriquecimento rápido, e outra, brasileiro não possui o habito da leitura, alguns até costumam fazer a brincadeira diante um texto mais longo, dizendo que irão esperar virar um filme.... Provavelmente para dormir diante a tela.

A quem está começando, e tem planos de lançar seu primeiro livro e optou pela forma independente, parabenizo pela iniciativa, e já adianto que no meu ponto de vista compensa o investimento, primeiramente visto do lado da realização pessoal, e outra, está deixando um trabalho que falará de você para suas gerações futuras, ainda que não alcance os degraus desejados.

Quando lancei Lais Stone o preço do exemplar estava por 20 reais, eu ouvi alguns dizerem que por 20 reais comprariam o Paulo Coelho. No ambiente literário quem está começando acaba sendo um desconhecido entre estrelas de uma magnitude bem maior, e que acabam os ofuscando, e é o dia a dia e sua perseverança que vai permitir você seguir adiante, pois existem momentos onde apenas o querer não significa nada, e o lucro é o seu material no mercado. Cometi erros a perder de vista na minha caminhada, e aprendi muito com estes erros, por conta da insegurança fiz uma pausa de 10 anos onde pensei seriamente em jogar a toalha, pois existe uma guerra onde os que não acreditam em você muitas vezes gritam mais alto do que os que acreditam, e não faltaram estes tipos de pedra pelo caminho. Hoje entendo que esta pausa foi necessária para a estória amadurecer, eu conhecer melhor os personagens da trama, criar mais conteúdo e ao ler a estória, ela me soar no mínimo aceitável.

Percorri a maior parte desta trilha sozinho e recorri a muitas matérias na internet com os mais variados conteúdos e conselhos na busca de me acertar. Também acreditei em promessas de quem apenas quer se aproveitar do desejo de uma pessoa em publicar seu trabalho, não trazendo em si o mínimo respeito pelo próximo.

Mas agradeço pelas pessoas que pelas pessoas que participaram do processo de cada um de meus trabalhos e permitiram destas frações de um sonho se tornarem realidade. Tudo é na base do esforço! 

O que busco deixar como certo aqui é que cada um tem seu tempo. Não se apresse nos seus passos, caminhe com segurança pois cada um tem sua trajetória e o determinante, não é a velocidade, mas a forma como você escreve a sua própria história.  

 Trabalhando, no momento certo cada coisa acontece. Tenha isto em você.

 

Obrigado por ter acompanhado até aqui, mais uma vez agradeço.


Forte abraço

Will Aflagal

 

 

Nenhum comentário: